PARTICIPAÇÃO DA COMPALHA NO ESBG 2017

(EUROPEAN STRAWBALE GATHERING)

PARTICIPAÇÃO DA COMPALHA NO ESBG 2017

(EUROPEAN STRAWBALE GATHERING)

 

What Does Straw Mean?

 

 

Realizou-se entre os dias 15 e 19 de Junho, o European Straw-Bale Gathering 2017, em Veneza, organizado pela associação italiana PromoPaglia. Um evento que se repete de dois em dois anos em diferentes países da Europa e onde se reúnem arquitectos, engenheiros, investigadores e empresas de construção civil para promover e debater questões relacionadas com a bioconstrução sustentável.

 

Durante cinco dias vários profissionais, especialistas e empresários partilham e expõem novas técnicas com o foco especial para a construção com palha e seus derivados, por ser um subproduto agrícola convertido em material de construção, normalmente usado como alvenaria ou isolamento térmico e acústico.

 

O tema deste ano focava-se na questão What Does Straw Mean? e pretendia um desafio de reinterpretação da palavra “Palha”, associando-a não a um desperdício mas a um material de construção natural e uma solução para a redução de emissões de carbono na atmosfera no sector da construção civil.

O encontro é composto por sessões de debate em mesa-redonda, conferências, workshops e uma área expositiva. O primeiro e último dia são marcados por visitas guiadas a obras locais, selecionadas como bons exemplos de construções ecológicas. Este ano contou também com um concurso público de ideias com o lema “1000 Buildings X 1000 Municipalities“ destinado a jovens designers.

Realça-se a presença de nomes internacionais como o Arq. Werner Schmidt (Suiça), um dos pioneiros na construção com palha na Europa; Barbara Jones (Reino Unido), fundadora da SNAB (School of Natural Building); Athena Steen e Bill Steen (EUA) autores dos livros The Straw Bale House e Built by Hand.

 

Ao longo das conferências, associações de vários países como Espanha, França, Alemanha, Áustria, Holanda, Polónia ou Estónia, tiveram a oportunidade de divulgar algumas das técnicas desenvolvidas em novas construções e fazer uma breve análise ao estado da arte em cada país.

 

A associação portuguesa de bioconstrução com materiais naturais - ComPalha, representou Portugal em Veneza, promovendo os projetos nacionais que apoiou e desenvolveu nos últimos dois anos, assim como as investigações em curso e os planos futuros para desenvolvimento de novas técnicas de construção sustentável.

 

Os detalhes do evento encontram-se publicados na página online ESBG 2017, Italy - "What does straw mean?", com a colaboração da European Straw Building Association (ESBA).

 

As informações poderão ser consultadas nas páginas seguintes:

CONTACTOS

CONTACT

E   info@compalha.pt

M   Fábrica da Pólvora.Edifício 29

Estrada das Fontainhas

2730-085 Barcarena - PORTUGAL

SEGUIR

FOLLOW

 COPYRIGHT © COMPALHA 2017